O Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) é realizado por profissionais qualificados, com o intuito de prevenir, controlar, alertar e monitorar possíveis incêndios, aumentando a segurança dos usuários da edificação. Veja quais são os principais aspectos a serem considerados:

Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio

É um projeto dividido em duas partes distintas e interligadas: na primeira, o objetivo é detectar a presença ou o risco de fogo de forma automática e/ou manual, enquanto na outra é informar as pessoas por meio de alarme sonoro e visual para que saiam do recinto quando em situação de risco. Os principais equipamentos de identificação são os que reconhecem fumaça e mudança de temperatura. A calibração para o acionamento é projetada de acordo com o ambiente em que o sistema está instalado.

Sinalização

Aqui, a principal função do projeto é informar os usuários. O projeto deve seguir normas específicas de acordo com o lugar e o ramo de atividade para o qual o sistema está sendo projetado. Por exemplo, em um local fechado, é preciso informar uma rota de fuga, o posicionamento de extintores e indicar os locais seguros para o usuário em caso de sinistro.

Sistema de Hidrantes

Trata-se da distribuição de pontos de água com vazão e pressão específicas para o combate ao princípio de incêndio. Os hidrantes são acionados manualmente e devem ser alocados em pontos estratégicos da edificação. A função do sistema de hidrantes é o controle do fogo até a chegada da equipe do corpo de bombeiros.

CO2/Saponificante – Sistema de Combate a Incêndio em Coifas e Dutos de Exaustão

O sistema de CO2 e o saponificante são dois sistemas diferentes com um objetivo comum: a proteção dos usuários, dos equipamentos abaixo da coifa e dutos e dos equipamentos de exaustão, fazendo com que o incêndio não se alastre na edificação. Ambos os sistemas são eficientes, apesar de atualmente haver algumas ressalvas em relação ao sistema de proteção com CO2, em função de maior risco ao usuário.

Rede de Chuveiros Automáticos – Sprinklers (SPK)

O projeto de rede de chuveiros automáticos varia de acordo com o local da instalação e o que precisa ser protegido. Trata-se de um sistema de acionamento automático que tem como objetivo o combate a incêndio com a utilização de água, e seu acionamento é feito por meio de uma interligação com o sistema de detecção de incêndio. É inegável a importância de um projeto de engenharia para combate a incêndios. Converse com a Inquad para encontrar as melhores soluções.